Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Buddleja longiflora Brade CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 01-10-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s): Elsie Franklin Guimarães


Justificativa

Arbustos terrícolas, endêmicos dos Campos de Altitude da Serra do Caparaó, ocorrem nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, nos Picos da Bandeira e do Calçado (Norman, 2000; Souza et al., 2009; Souza; CNCFlora, 2013), entre 900 m e 2890 m de altitude (CNCFlora, 2013). A espécie apresenta EOO de 12 km², AOO de 16 km², e está sujeita a duas situações de ameaça considerando as localidades de ocorrência. Apresenta grande especificidade de hábitat em Campos de altitude, em áreas de afloramentos, terreno pedregoso e turfoso. Apesar de estar presente no Parque Nacional do Caparaó (Souza et al., 2009), o aumento da frequência de incêndios na área da Unidade é preocupante e representa uma ameaça à espécie, assim como o cultivo de café e a mineração do caolim, da mica e do feldspato (IBDF, 1981). As ameaças incidentes implicam declínio contínuo da EOO, AOO, da qualidade de hábitat e do número de subpopulações. Assim, são necessários investimentos para o controle das ameaças incidentes e para o planejamento de ações visando sua conservação na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Buddleja longiflora Brade;

Família: Scrophulariaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​A espécie possui proximidade morfológica com B. speciosissima Taub. diferindo por apresentar menor porte, folhas estreitas, flores maiores com lobos um pouco mais estreitos do que a corola e lóbulos do cálice mais acuminados (Norman, 2000).

Distribuição

A espécie ocorre em altitudes de cerca de 2400 m na Serra do Caparaó, estado de Minas Gerais (Norman, 2000; Souza, 2012).

Ecologia

Espécie arbustiva de 0,5 a 1 m de altura, dióica, com floração nos meses de junho e outubro, ocorre em Mata Atlântica em áreas de Campos de Altitude (Norman, 2000)

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes O Parque Nacional do Caparaó que se encontra na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, área de ocorrência da espécie, possui como ameaças a biodiversidade a presença de pastagens, eucaliptais e cafezais no seu entorno. Sendo utilizado ainda a tecnica de queimadas para limpeza de terrenos que podem afetar as áreas protegidas e a invasão de espécies exóticas como Eucalipto e Brachiaria (Drumond, 2009).

Ações de conservação

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: ​Deficiente de dados (DD). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <www.cncflora.jbrj.gov.,br>. Acesso em 16 agosto 2013.

- IBDF-Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal. 1981. Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Caparaó. Disponível em: <http://www.icb.ufmg.br/treeatlan/Downloads/t01.pdf>. Acesso em 16 de agosto 2013.

- Norman, E.M. 2000. Buddlejaceae. Flora Neotropica. Monograph, 81: 1-225.

- Souza,V.C.; Ferreira, H.D. ; Giulietti, A.M. 2009. Scrophulariaceae. In: Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G.; Queiroz, L.P. & Silva, J.M.C.D.Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

- Souza, V.C. 2013. Scrophulariaceae n: Forzza, R.C. et al. (Orgs.) Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB4262>. Acesso em 16 agosto 2013.

Como citar

CNCFlora. Buddleja longiflora in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Buddleja longiflora>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:13:01